SUGESTÃO DE LIVROS EDUCAÇÃO INFANTIL

1)O Corpo de Bóris – para conhecer melhor o corpo humano (livro interativo com abas e outros recursos que atraem as crianças, sobre o corpo humano – o autor nos leva a viver um dia na vida de Boris, mostrando o que acontece no corpo do personagem).
Autor – Macmillan Children’s Books;
Tradução de Daniela Silvestre
Editora: Ciranda Cultural

2) Dois de Cada (Livro que fala sobre separação dos pais de uma maneira bem-humorada e com uma linguagem acessível para as crianças, como o caso dos personagens principais Demetrius e Paula Gentefina, que percebem as dificuldades dos pais em morarem juntos e propõem o des-casamento. Como personagens principais, os dois irmãos promovem a discussão da separação de maneira leve e irreverente, trabalhando sentimentos e fantasias comuns as crianças em situações como estas. Livro interessante não apenas para as crianças que estão passando para uma separação, mas também para aquelas crianças que possuem amigos nessa situação)
Autora: Babette Cole
Editora: Editora Ática

3) Coleção Ciranda das diferenças II: (Coleção que nos permite um novo olhar sobre as diferenças, ocasionadas por problemas de saúde, levando a uma reflexão sobre a importância do respeito e da tolerância).
As preferências de Rubinho (Hidrocefalia infantil)
Uma Zebra Legal (doença e dificuldade de aprendizado)
Fred, o Papagaio Cantor (Gagueira)
Um Jardim só para Matias (Diabetes infantil)
Os Passos de Luana (Mielomeningocele – reabilitação)
O mundo de Leonardo (Autismo)
A fragilidade de Rebeca (Ossos frágeis – osteogênese imperfeita)
Uma missão possível (Dislexia)
O treinamento de Patrícia (Surdocegueira)
O esquecimento do vovô Bartolomeu (Doença de Alzheimer)
Autora: Márcia Honora
Editora: Ciranda Cultural

4) Coleção Ciranda da diversidade: (coleção que reúne histórias de diferentes situações da vida, levando a uma reflexão sobre a importância do respeito e da tolerância)
A esperança de Jubinha (Alcoolismo)
A dieta de Jorge (Obesidade)
A descoberta de Leila (Preconceito)
Um senhor Amigo (Luto)
Um presente de Meus Pais (Nascimento de irmão)
Tecendo o Amor (Mamãe que trabalha fora)
A vida tem dessas coisas (Separação)
Nada como o lar (Doença – hospitalização)
O amor tem todas as cores (Diferenças)
Uma lição de carinho (receber e dar carinho)
Autora: Márcia Honora
Editora: Ciranda Cultural

5) O livro do Planeta Terra (Livro que busca despertar as crianças para o cuidado com o nosso Planeta, nos lembrando que se cuidamos do nosso Planeta estamos cuidando de nós mesmos)
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

6) Pedro Vira Porco-espinho (Busca discutir com as crianças sobre a origem dos sentimentos. O personagem principal, quando não consegue o que quer, vira um porco espinho. Com um simbolismo sutil, leva as crianças a refletirem sobre os momentos em que são contrariadas).
Autora: Janaina Tokitaka
Editora: Jujuba

7) Quero Colo! (Apresenta a relação entre pais e filhos com enfoque no aconchego, proteção, cuidados e carinho. Mostra que um colinho é sempre bem-vindo, independente da hora e lugar).
Autores: Stela Barbieri e Fernando Vilela
Editora: Sm

8) Menina bonita do laço de fita (Um livro clássico na literatura infantil, bastante utilizado para se trabalhar a diversidade, tendo como personagem principal um coelho negro. Traz uma representatividade da população negra que não existia na época da sua publicação – 1996 – e, ainda é rara nos dias de hoje).
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Ática

9) O sanduíche da Maricota (Livro bastante divertido, que conta com personagens animais, que acabam por dar palpites na preparação do lanche da galinha Maricota. Cada um dos animais quer colocar o ingrediente que mais gosta, sem perceber que a galinha poderia não gostar. A história acaba quando o Lobo quer colocar uma galinha dentro do sanduíche. Nesse momento, a Maricota percebe que cada um tem as suas preferência e que cada um deve preparar o seu alimento da forma que mais gosta, respeitando as preferência dos outros).
Autor: Avelino Guedes
Editora: Moderna

10) Eu não tenho medo (Livro que incentiva as crianças a enfrentarem seus medos).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

11) Um mundinho para todos (Livro que trabalha a diversidade, onde cada habitante do mundinho possui um jeito de viver. Leva as crianças a refletir sobre a importância de viver em paz no mundo, ensinando que a paz começa em cada um de nós, não brigando, falando a verdade, respeitando os outros, apreciando as diferenças. Livro com texto também impresso em Braille, obra promove o acesso também para leitores com visão subnormal e deficientes visuais).
Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Editora: DCL

12) Tudo bem cometer erros (Livro que ensina a lidar com os erros, fazendo com que a criança perceba a importância de se aprender com os erros).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books
13) Somos um do outro – um livro sobre adoção e famílias (Livro onde o autor apresenta diferentes composições de família, inclusive aquelas que adotam, refletindo sobre o preconceito e sobre o amor, que é o mais importante para uma família feliz).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

14) O livro Eu Te Amo (Livro que busca trabalhar o amor entre pais e filhos, que é incondicional. Através dessa premissa, analisa as relações familiares e as situações cotidianas que envolvem pais e filhos).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

15) Tudo bem ser diferente (Livro trabalha as diferenças entre as pessoas de maneira divertida e simples, alcançando a compreensão das crianças em assuntos que geram polêmicas mesmo nos adultos, como adoção, separação dos pais, deficiência física, preconceito racial, e outros. Lembrando que tudo bem cada um ter o seu jeito, e que devemos respeitar a todos).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

16) O livro da família (Livro que aborda os diferentes tipos de família atuais).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

17) O livro da paz (Livro que nos leva a refletir que a paz está nas pequenas coisas, como ajudar um amigo, dividir com os outros, manter o nosso espaço limpo e agradável).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

18) Eu não quero dormir agora – apresentando Charlie e Lola (Busca fazer as crianças refletirem sobre a necessidade de dormir, já que o irmão mais velho precisa usar muita criatividade para que sua irmã aceite melhor esse momento).
Autora: Lauren Child
Editora: Ática

19) Eu nunca vou comer um tomate – apresentando Charlie e Lola (Livro que faz com que as crianças usem a imaginação no momento da alimentação).
Autora: Lauren Child
Editora: Ática

20) Fábulas (Fábulas são histórias que utilizam animais para falar sobre algum assunto, trazendo uma lição. Monteiro Lobato reuniu algumas das melhores fábulas em um livro que chama a atenção das crianças e promove a reflexão sobre os mais variados temos).
Autor: Monteiro Lobato
Editora: brasiliense

21) O grande livro das emoções (Livro que trata das emoções e sentimentos, de maneira individual, sendo bastante rico para que as crianças entendam o que sentem).
Autora: Mary Hoffman e Ros Asquith
Editora: Paulinas

22) Eu sou muito pequena para a escola – apresentando Charlie e Lola (Livro que trabalha o medo e a insegurança das crianças em ir para a escola).
Autora: Lauren Child
Editora: Ática

23) Coleção O que cabe no meu mundo (Coleção que busca reflexão sobre os valores e virtudes que podem fazer um mundo melhor. Composta de 10 livros sobre: Amizade, Humildade, Gentileza, Perseverança, Justiça, Respeito, Honestidade, Generosidade, Responsabilidade e Solidariedade).
Autora: Luciana Avelino Ramos
Editora: Cedic

24) Coleção O que cabe no meu mundo IV (Coleção que busca reflexão sobre os valores e virtudes que podem fazer um mundo melhor. Composta por 10 livros sobre: Tolerância, Sinceridade, Igualdade, Honra, Fidelidade, Esperança, Caráter, Compaixão, Comprometimento e Autoestima).
Autora: Luciana Avelino Ramos
Editora: Bom Bom Books

25) Uma joaninha diferente (Uma joaninha sem bolinha descobre um jeito divertido de lidar com o preconceito e a discriminação).
Autora: Regina Célia Melo
Editora: Paulinas

26) O casamento da Dona Baratinha (Livro que trabalha as escolhas que fazemos e os motivos. A personagem principal estava procurando um marido, mas a cada novo pretendente que aparecia, um novo defeito ela encontrava. Torna-se divertido pela presença de diferentes animais durante a história).
Autora: Eunice Braido
Editora: FTD

27) De menino ou de menina? (Livro trabalha as questões de gênero nas brincadeiras das crianças).
Autora: Cacá Melo
Editora: SVB

28) Por quê (Livro que explora a fase em que as crianças estão curiosas para saber o motivo de tudo).
Autora: Cacá Melo
Editora: SVB

29) Bichidário (Um livro com uma fauna colorida e divertida com animais de A a Z!).
Autora: Telma Guimarães
Editora: Escala Educacional

30) Marcelo, marmelo, martelo (Livro onde o personagem principal decide mudar o nome das coisas, criando uma reflexão divertida sobre o nosso cotidiano. Um clássico da literatura infantil, com sua primeira edição publicada em 1976).
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra

31) O menino que aprendeu a ver (Livro que narra a história de um menino que foi aprendendo a ler, primeiro imagens, até as letras e palavras. É uma gostosa história sobre a descoberta da leitura).
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra

32) Quem tem medo do que? (Trabalha os medos, mostrando para as crianças que todos temos alguns medos e que compartilhando podemos nos apoiar e supera-los).
Autora: Ruth Rocha
Editora: Global

33) A menina do cabelo roxo deixa que eu conto (Livro que trata sobre educação financeira).
Autora: Leia Cassol
Editora: editoracassol

34) A menina do cabelo roxo e a flor amarela (Livro traz uma poesia infantil, um intertexto com o livro Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles).
Autora: Leia Cassol
Editora: editoracassol

35) Homero (Lindo livro que traz poesia, educação ambiental e lindas cantigas de roda).
Autora: Leia Cassol
Editora: editoracassol

36) Bruxa Merreca e Bruxa Zamya Brincando com Parlendas (Livro que trabalha com muita diversão algumas parlendas do nosso folclore).
Autora: Leia Cassol
Editora: editoracassol

37) Partilhar, como nasce a amizade (Livro que trabalha a importância de dividir o que temos com as outras pessoas, mostrando o quanto elas ficam gratas e felizes, criando amigos).
Autores: Fran Shaw e Miki Sakamoto
Editora: Porto Editoras

38) Festa no céu (Livro narra a história de uma tartaruga que deseja participar de uma festa no céu. Entretanto, como ela não tem asas, engana um urubu para chegar na festança e aproveitar. No final da festa, o urubu percebe que a tartaruga está em seu violão e a derruba lá do céu, fazendo com que o seu casco fique todo em pedaços. Busca a reflexão sobre a importância de seguimos as regras e respeitar os nossos limites).
Autora: Angela Lago
Editora: Melhoramentos

39) O livro dos sentimentos (Livro trabalho os sentimentos e como devemos compartilhar o que sentimos com aqueles que nos amam).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

40) Gosto de ser como eu sou! (Livro que busca fazer as crianças refletirem sobre a importância da autoestima e aceitação de si mesmo).
Autor: Todd Parr
Editora: Panda Books

41) Nhac! (Uma história sobre afeto e amizade, sobre um porquinho-da-índia que sente falta de um amigo).
Autora: Carolina Rabei
Editora: Brinque-Book

42) A menina da cabeça quadrada (Conta a história de uma menina que conhece muito do mundo digital, mas quase nada sobre as brincadeiras do mundo fora da tela. Um bonito resgate de brincadeiras com o encanto e a magia do fundo de quintal).
Autora: Emília Nuñes
Editora: Tibi

43) Sou eu! (Um livro que busca ensinar os pequenos sobre as individualidades de cada um e a sua importância, que mesmo que tenhamos algo parecido com os nossos familiares, temos características únicas).
Autora: Raquel Cané
Editora: V & R

44) Pedro e Lua (Obra sensível que nos faz lançarmos um olhar diferente sobre o mundo das coisas e dos sentimentos. Nos faz refletir sobre o significado da vida).
Autor: Odilon Moraes
Editora: Jujuba

45) A fuga da ervilha (Uma aventura de uma ervilha dentro do corpo humano).
Autor: Pedro Seromenho
Editora: Cortez

46) O menino que tinha medo de errar (Livro que fala sobre o medo de errar e como ele pode nos privar de momentos divertidos e de fazermos novos amigos).
Autora: Andrea Viviana Taubman
Editora: Zit

47) A casa sonolenta (É um clássico, com sua primeira edição publicada em 1984. É uma história com acumulação, ou seja, em que os acontecimentos da história são repetidos ao longo dela. Esse formato favorece a compreensão e a memorização do texto pelas crianças, permitindo uma leitura de imagens. Mesmo sem saber ler as crianças já começam a entender a função social da escrita e a desenvolver o gosto pelos livros).
Autora: Audrey Wood
Editora: Ática

48) Bruxa, Bruxa venha a minha festa (Uma história em formato de repetição, prende a atenção das crianças durante toda a história. Nesse formato os acontecimentos das histórias ocorrem numa sequência linear que sempre repete o fato anterior e, ao final, retoma o início da narrativa. A repetição ajuda na compreensão da história, além de ser uma característica das crianças pequenas que aprendem pela repetição do mundo ao seu redor).
Autora: Arden Druce
Editora: Brinque Book

49) O Grúfalo (Aqui temos uma história com animais, que as crianças gostam muito – mas com um toque a mais, já que surge um novo ser chamado grúfalo, inventado por um ratinho muito esperto, que para sua surpresa, encontra um dia com o tal ser assustador que criou. O livro com uma boa história e que, em um primeiro momento, pode parecer extensa demais para crianças pequenas. Mas, não se engane: a narrativa prende o leitor de tal forma que as crianças querem saber o que vai acontecer no final).
Autora: Julia Donaldson
Editora: Brinque Book

50) O grande rabanete (História em formato de repetição em que as crianças acompanham a saga de um vovô para colher um rabanete da horta. Toda a família acaba por ajudar e é uma diversão).
Autora: Tatiana Belinky
Editora: Moderna

51) Onde vivem os monstros (Livro conta em texto e imagem a história de Max, menino que, castigado pela mãe, embarca em uma viagem imaginária à terra onde vivem os monstros. Uma viagem que dá ao pequeno leitor inúmeras possibilidades de dialogar com seus medos, desejos, fantasias e ansiedades).
Autor: Maurice Sendak
Editora: Cosac Naify

52) História meio ao contrário (Livro que ganhou um Prêmio Jabuti começa com “E então eles se casaram, tiveram uma filha linda como um raio de sol e viveram felizes para sempre”. Uma história que começa pelo “fim” e onde o príncipe e a princesa fazem tudo ao contrário).
Autora: Ana Maria Machado
Editora: Ática

53) Pé de pilão (Uma combinação de cultura popular, religião e imaginação neste livro que conta a história de um menino transformado em pato que está em busca de sua avó enfeitiçada por uma fada. Já virou até peça de teatro!).
Autor: Mário Quintana
Editora: Ática

54) A arca de Noé (O famoso compositor de MPB e Bossa Nova escreveu um único livro voltado para crianças: o resultado foi essa bela obra com 32 poemas que se tornaram clássicos da literatura infantil, incluindo O Pato e A Casa e a Foca).
Autor: Vinícius de Moraes
Editora: Ática

55) A Bolsa amarela (Uma das mais importantes e premiadas obras da literatura infantil nacional. O livro conta a história de Raquel, uma menina que coloca em uma bolsa amarela que ganha da tia os seus três principais desejos: crescer, ter nascido menino e se tornar escritora. A brincadeira que mistura real e imaginário é fascinante).
Autora: Lygia Bojunga
Editora: Ática

56) O menino maluquinho (Quem nunca ouviu falar do menino com uma panela na cabeça? As aventuras do garoto esperto e atrapalhado é um clássico da literatura, da TV, do teatro…).
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramento

57) Bisa Bia Bisa Bel, de Ana Maria Machado
Ana Maria Machado ensina sobre superação e amizade nessa história onde Isabel fica encantada pelo retrato de sua bisavó, Bia, que nunca conheceu. Apesar disso, as duas se tornam muito próximas e confidentes. É belíssimo! Está entre os livros infantis mais importantes do Brasil e coleciona prêmios e traduções.

É que a Bisa Bia mora comigo, mas não do lado de fora. Bisa Bisa mora muito comigo mesmo. Ela mora dentro de mim.
Ana Maria Machado (Bisa Bia Bisa Bel)

58) A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari
Um livro também premiado e perfeito para instigar a imaginação infantil e para crianças em fase de alfabetização, pois não tem palavras, só ilustrações. São dez histórias em que a bruxinha faz coisas incríveis com sua varinha mágica: às vezes dá certo, outras não, mas os resultados são sempre interessantes e divertidos.

59) O Fantástico Homem do Metrô, de Stella Carr
Um livro de aventura excelente para crianças a partir dos 8 anos, que já estão pegando seus primeiros romances nas mãos. Nesta história, acompanhamos Marco, Eloís e Isabel em uma cidade destruída e aterrorizante, com um enigma nas mãos para resolver que envolve um estranho homem do metrô.

60) O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos
Já foi telenovela, já foi filme, e o livro nunca sai de moda: Zezé, de apenas cinco anos, é de família pobre e que não dá a ele a atenção que gostaria. Enquanto ajuda na criação dos irmãos para os pais conseguirem o sustento da família, o menino encontra força e apoio em sua árvore favorita.
Você precisa saber que o coração da gente tem que ser muito grande e caber tudo que a gente gosta.
José Mauro de Vasconcelos (O meu pé de laranja lima)

61) Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles
A vida é feita de escolhas difíceis, mesmo quando somos crianças. Neste clássico incrível, Cecília Meirelles brinca com a linguagem, o ritmo, a sonoridade em uma série de poemas que com certeza marcou a infância de muitos brasileiros. Simplesmente indispensável!

62) Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato
É o livro onde somos apresentados aos clássicos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, como a Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta, a Narizinho. Foram nestas páginas escritas por Lobato em 1920 que começou o que depois veríamos nas adaptações para a televisão, cinema, teatro, etc.

63) Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque
Sim! Chico Buarque escrevendo para criança. É a história de uma garota amarela de medo que precisa superar suas inseguranças para enfrentar o Lobo e conseguir ser feliz. Uma obra recheada de sensibilidade e beleza que vale muito a pena 🙂
Tinha medo de trovão
Minhoca, pra ela, era cobra
E nunca apanhava sol, porque tinha medo da sombra
Chico Buarque (Chapeuzinho Amarelo)

64) A História dos Pingos, de Mary França
Muito divertido e também ideal para aprendizagem. Neste livro 7 personagens, ou pingos, são apresentados com seus nomes, cores e características específicas. A brincadeira está em identificá-los, separá-los e entender suas diferenças.

65) História de dois amores, de Carlos Drummond de Andrade
O maior poeta brasileiro também escreveu para crianças e é genial, como sempre. Osbó, chefe dos elefantes, tem uma amizade com Pul, um “pulgo”. Os dois vivem aventuras divertidas quando Osbó decide tirar férias das suas obrigações e descansar.

66) A Vida Íntima de Laura, de Clarice Lispector
Clarice não abandona seu estilo de escrita profundo e delicado, mesmo quando está falando de uma galinha comum, que tem uma vida corrida e um pescoço feio. O que parece um roteiro inocente traz à luz questões relacionadas ao medo da morte, a vaidade e outros sentimentos delicados.

A verdade é que Laura tem o pescoço mais feio que já vi no mundo. Mas você não se importa, não é? Porque o que vale mesmo é ser bonito por dentro.
Clarice Lispector (A Vida íntima de Laura)

67) A Vaca Proibida, de Edy Lima
Edy Lima mistura o fantástico com o engraçado nessa história de aventura que conta com a presença de uma vaca voadora, um dono de supermercado, um homem baixinho, uma mulher estressada e um robô. O resultado é confusão, alegria, bagunça, tudo junto e misturado.

68) O Menino Mágico, de Rachel de Queiroz
Premiado pela Unesco como um dos dez melhores livros brasileiros infantis, esta obra tem como protagonista Daniel, um menino que possui poderes mágicos e é capaz de viver aventuras incríveis nos seus sonhos. A vida começa a complicar quando ele decide tentar ganhar um prêmio na TV.

69) Pluft, o Fantasminha, de Maria Clara Machado
Também já foi peça de teatro e minissérie de TV. Essa é a história de Maribel, uma menina que é raptada pelo pirata Perna-de-Pau e acaba indo morar no sótão de uma casa onde há uma família de fantasmas, incluindo Pluft, o fantasminha que tem medo de gente.
– Mas sua mãe também é fantasma?
Pluft aí ficou um pouco ofendido.
– Claro, ora! Você queria que ela fosse peixe?
– E seu pai? – perguntou Maribel.
– Meu pai era fantasma da ópera. Trabalhava num teatro grande.
Maria Clara Machado (Pluft, o Fantasminha)

70) O Vovô Fugiu de Casa, de Sérgio Capparrelli
Um livro onde uma criança ensina aos adultos uma bela lição de amor e amizade. Um garoto e seu avô italiano empreendem uma fuga quando a família decide internar o velhinho em um asilo. O resultado desta aventura é de emocionar pessoas de qualquer idade.

71) É Isso Ali, de José Paulo Paes
São várias temáticas e assuntos tratadas em poemas que brincam com os inúmeros significados das palavras. É um livro divertido, lúdico e com belas ilustrações. Um prato cheio para quem gosta de poesia e humor!

72) Lúcia Já-Vou-Indo, de Maria Heloísa Penteado
Lúcia Já-Vou-Indo é uma lesma que faz tudo devagar. É convidada para uma festa e teme não chegar a tempo, mas o que importa nessa história são as lições que ela vai dando e aprendendo no caminho. Simples, engraçada e educativa.
– Depressa, assim nunca mais lá chegas! – diziam de passagem.
E ela dizia devagarinho mastigando um bocadinho de alface:
– Já Vou Indo… Já Vou Indo… – e esforçava-se, pensando que estava a andar um bocadinho mais depressa.
Que engano! Quase não saía do lugar.
Maria Heloísa Penteado (Lúcia-Já-vou-Indo)

73) A Fada Que Tinha Ideias, de Fernanda Lopes de Almeida
Neste mundo inventado, fadas não podem sair por aí criando feitiços por conta própria. Mas a fada Clara Luz é muito criativa e quer fazer o mundo acontecer através de suas ideias. Ela acredita que o mundo só se mexe quando alguém inventa alguma coisa, e por causa disso, pode se encrencar com a Rainha.

74) Palavras, Palavrinhas e Palavrões, de Ana Maria Machado
Ana Maria Machado acerta mais uma vez nessa história educativa que acompanha uma menina que, com a chegada de uma irmãzinha, deixa de ficar brava com as regras sobre palavras e decide brincar com elas. Uma aula de português cheia de encanto e doçura.

75) O Fantástico Mistério da Feiurinha, de Pedro Bandeira
As clássicas princesas dos contos de fada se reúnem, já mais velhas, para procurar por Feiurinha, uma princesa que desapareceu com seu príncipe, reino e castelo. Uma excelente obra que reúne literatura clássica infantil mundial com um bom toque brasileiro de Pedro Bandeira.

Os Príncipes não adianta chamar. Estão todos gordos e passam a vida caçando. Além disso, príncipe de história de fada não serve para nada. A gente tem de se virar sozinha a história inteira, passar por mim perigos, enquanto eles só aparecem no final para o casamento.
Pedro Bandeira (O Fantástico Mistério da Feiurinha)

76) O Gênio do Crime, de João Carlos Marinho
Um livro aclamado por vários autores clássicos que conta mais uma das aventuras da Turma do Gordo. Dessa vez, a turma precisa descobrir uma fábrica clandestina de figurinhas de futebol que está acabando com o negócio do Seu Tomé, um homem bom. Uma obra que já teve mais de 62 edições!

77) Uma ideia toda azul, de Marina Colasanti
Conto de fadas criados por uma autora brasileira! Fadas, reis, unicórnios, cisnes e princesas misturam-se nessa coleção com 10 contos que trazem ao leitor histórias sensíveis, engraçadas e emocionantes.

78) Flicts, de Ziraldo
Todo o humor e genialidade de Ziraldo voltam para essa obra que conta a história de Flicts, uma cor rara e triste que não consegue achar o seu lugar no mundo. É um livro para pensar sobre compaixão, identidade, preconceito e respeito ao próximo.
Mas existem mil bandeiras
trabalho pra tanta cor
e Flicts correu o mundo
em busca do seu lugar
Ziraldo (Flicts)

79) A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, de Sylvia Orthof
Uma mosca, pequenina, que não sai de jeito nenhum de perto da Vaca Mimosa, grande e bela. O zunido incomoda e isso deixa a Vaca meio maluca. Um livro cheio de ritmo e muito divertido! Foi premiado com um Jabuti de melhor produção editorial.

80)

Imagem da internet

Imagem da internet

Poemas Para Brincar, de José Paulo Paes
O título já diz tudo: neste clássico da literatura infantil, adultos e crianças são convidados a brincar com palavras e mergulhar no mundo divertido, musical e cheio de imaginação da poesia. Os textos de José Paulo Paes para esta obra já renderam até peça de teatro. Uma delícia de ler!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *