A escola de educação infantil constitui o primeiro espaço social que a criança frequenta fora a sua família. É na escola que a criança vai encontrar situações e dificuldades que terá que superar sem a presença dos pais. Nesse espaço socializador que a criança vai começar a entender as diferenças e a respeitá-las; bem como passar pelas primeiras experiências de frustrações na sua rotina.
No primeiro momento, a criança vai expressar a sua insatisfação com algumas situações que se criam entre os seus iguais da forma que conhecem, ou seja, choro, xingamento, mordidas… Aos poucos é que a criança vai aprendendo outras formas de dirimir os conflitos, formas que se demonstram até mais eficientes, como a conversa, e começa a usá-las.
Nos momentos de estranhamento entre as crianças a professora, adulto responsável naquele momento, precisa intervir e explicar para a criança que sua atitude está equivocada, mostrando as conseqüências das atitudes da criança, apresentando as alternativas para a solução dos conflitos.
Vale lembrar a importância da parceria escola/família neste momento, já que a escola visa à formação das crianças e a integração delas no meio social, compartilhando experiências que permitam a elas entender a necessidade de respeitar regras e os outros indivíduos. A família precisa ser parceira se responsabilizando pela formação ética e moral da criança, trabalhando a noção de limites, responsabilidades, ensinando a respeitar as diferenças de cada um.
Aqui no Centro de Educação Infantil Arco-Íris Esteio, buscamos constituir as regras dos grupos em conjunto com as crianças e quando precisamos retomar alguma situação com as mesmas lembramos que precisamos repreender a atitude que a criança teve, focando a conversa no que poderia ser feito que não extrapolasse os limites. É um exercício diário que requer muito diálogo e carinho. E, claro, a parceria da família que é fundamental.
* Silvia de Moura Peçanha, Diretora, Mestre em Educação/Unilassale