A criança é um ser social com capacidade afetiva, emocional e cognitiva. Tem desejo de estar próximo às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma a compreender e influenciar seu ambiente. Ampliando suas relações sociais, interações e formas de comunicação, as crianças sentem-se cada vez mais seguras para se expressar e passam a aprender por meio das trocas sociais com diferentes crianças e adultos, cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.
Assim, o processo ensino–aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, cumulativa e integrativa, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas. Nessa etapa, a avaliação deve ter como objetivos auxiliar o processo de aprendizagem, fortalecer a autoestima do aluno e orientar as ações pedagógicas. No que se refere às crianças, a avaliação deve permitir que elas acompanhem suas próprias conquistas, dificuldades e possibilidades ao longo do processo.
A avaliação deve ampliar o olhar do professor a respeito do contexto da aprendizagem e das atividades realizadas. O docente deve estar atento ao modo como foi executada a tarefa e o que norteou os procedimentos, a saber: o ambiente, os materiais, as escolhas, enfim, tudo que cerca o momento da realização da atividade. A avaliação poderá ser realizada em forma de observação, registro e atividades práticas.
A aprendizagem precisa ser avaliada durante o processo de trabalho, de forma contínua, tendo como objetivo o desenvolvimento do aluno em todos os aspectos. É nesse momento que o professor pode perceber as dificuldades e os acertos dos alunos.
A avaliação da aprendizagem deve contemplar os momentos em que a criança:
✅exercita os conceitos aprendidos tanto no contexto escolar como no extraescolar;
✅tem oportunidade de interpretar a ação dos adultos;
✅tem possibilidade de expressar os sentidos que atribuiu aos conceitos, modificando-os a partir das relações que estabeleceu.
Procuramos avaliar os alunos, de modo geral, analisando as seguintes questões:
✅De que forma os conhecimentos que o aluno já possui foram considerados?
✅Qual o objetivo da atividade? Que desafio ela propõe ao aluno?
✅Que providências foram tomadas previamente para que a atividade fosse realizada?
✅Que instruções foram dadas para sua realização? Elas foram bem formuladas?
✅Que conteúdos/temas estão sendo contemplados?
✅O espaço foi previamente preparado?
✅Como foi a participação dos alunos?
✅Houve interação entre eles?
Para a elaboração de um parecer descritivo é fundamental a Observação, sendo que as profissionais devem registrar os avanços do aluno ao longo do processo de aprendizagem. É importante que, a cada dia, seja feito pelo menos um registro, pois isso possibilita um retrato dos passos percorridos na construção das aprendizagens.
Essa forma de registrar diariamente a caminhada do aluno tem o objetivo de mostrar a importância de cada aula, de cada passo, como uma oportunidade de desenvolvimento. Aqui na Arco-íris as professoras realizam seus registros nos cadernos de planejamentos, sempre revisados e orientados pela supervisora pedagógica e proprietária da escola.
Nossos pareceres descritivos são realizados a cada semestre. Os relatórios deverão registrar o progresso do aluno, podendo transmitir as famílias, numa linguagem clara, a evolução da criança e onde será necessário um maior investimento. Avaliar não tem como objetivo medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo, pois permite que sejam avaliados os pontos em que as crianças e a escola precisam ter mais atenção para atingir um objetivo esperado.